A Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança tem como bispo referencial dom Joaquim Mol
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães nasceu no dia 6 de janeiro de 1960, em Ponte Nova (MG), numa família cristã. Fez o noviciado na Congregação Salesiana, em 1979, em Barbacena, culminando com a profissão religiosa em janeiro de 1980. Foi ordenado diácono no final de 1987, por dom João Resende Costa, SDB, na Paróquia Cristo, Luz dos Povos, em Belo Horizonte, e presbítero em julho de 1988, por dom Irineu Danelon, em Ponte Nova. Destinado a Jaciguá, Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, foi, primeiro, Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista e, depois, Pároco, em 1989. Em 1990 foi convidado a voltar para Belo Horizonte para retomar os estudos, de 1990 a 1992, morando e trabalhando pastoralmente na Paróquia Cristo, Luz dos Povos, da Inspetoria São João Bosco. Fez o mestrado em teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, com a tese “O individualismo cultural e a vivência da fé cristã”. Na mesma época, incardinou-se na Arquidiocese de Belo Horizonte, quando tornou-se Administrador Paroquial e depois Pároco da Paróquia Santa Maria, Mãe de Deus.
A partir de 1992 entrou para o magistério no ensino superior de graduação e pós-graduação. Lecionou diversas disciplinas de Teologia Sistemática e Teologia Pastoral. Foi coordenador do curso de Teologia e professor no Instituto Santo Tomás de Aquino, centro de formação dos religiosos em Belo Horizonte, no Instituto de Ciências Humanas dos Maristas, Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da PUC Minas, no Centro de Formação de Agentes de Pastoral de Belo Horizonte. Prestou inúmeras assessorias a Congregações Religiosas e Dioceses em assembleias e cursos. Também assessorou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética e no Instituto de Pastoral Catequética do Regional Leste II.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, é membro do CONSEP e do Conselho Permanente, além de fazer parte da Diretoria das Edições da CNBB e presidir a Comissão para a Reforma Política. Faz parte da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil. Atualmente, é membro do Conselho Curador da Fundação João Paulo II e da Fundação Mariana Resende Costa, do Conselho Consultivo da Sociedade Mineira de Cultura e reitor da PUC Minas. Em março de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco para o Pontifício Conselho para a Cultura.
Assessoria
Bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), dom Joaquim Mol é responsável pelo acompanhamento global da PUC Minas, Colégio Santa Maria e Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa. Na Região Episcopal, que abrange parte das cidades de Belo Horizonte e Contagem, dom Mol coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, além do funcionamento e da infraestrutura da Cúria Regional. Está em permanente contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis desta Região para escuta, orientações e avaliações. Preside os Conselhos Pastoral Regional e Presbiteral.
Dom Mol trabalha na articulação do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp). Também realiza acompanhamento pastoral das entidades vinculadas presentes na Região Episcopal. Discute e define com instâncias competentes provisões e transferências. O Bispo acompanha a Catequese; é responsável pelo Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura, que abrange a Pastoral da Comunicação, Rede Catedral de Comunicação Católica, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Sociedade Civil Espírito Santo.
Dom Mol acompanha o Comitê Gestor da Presidência, seus desdobramentos e interfaces. Nas entidades vinculadas, o Bispo participa das reuniões, informa-se, faz indicações e responsabiliza-se pelas questões envolvendo orçamentos, metas, acompanhando a execução, ajudando nas orientações. Na Assessoria Jurídica Corporativa, acompanha os desdobramentos, ações, organização, processos e serviços.
A Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança tem como vigário episcopal Frei Adilson Corrêa