Ir para página principal

Presbíteros e Pastoralistas se reúnem em primeira Assembleia deste ano na RENSE

A manhã de quinta-feira, 14 de março, foi de diálogo e discussão de importantes assuntos na primeira Assembleia do Clero deste ano na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança(RENSE), que aconteceu no Convivium Emaús, em BH. Conduzida pelo bispo auxiliar para a RENSE, dom Joaquim Mol, e pelo vigário episcopal, Frei Adilson Corrêa, a Assembleia contou com a participação marcante dos padres das paróquias da Região, entre esses muitos novatos.


A Assembleia deu início a partir de uma breve apresentação dos presbíteros e leigos presentes, sobretudo os novos padres que assumiram paróquias na Região Esperança há pouco tempo. Em seguida houve a apresentação dos Pastoralistas para a RENSE referentes aos setores: Juventude, Catequese, Comunicação, Liturgia e Social e Política. Cada um dos Pastoralistas apresentou uma breve síntese dos questionários respondidos pelos padres na última Assembleia, ainda em 2018, com a abordagem de acordo com as áreas de atuação dos Pastoralistas. Para completar esse momento, os padres fizeram alguns comentários e questionamentos diante dos resultados dos questionários. 


Já em segundo momento vários assuntos foram discutidos, entre eles: os encaminhamentos da Equipe Missionária da RENSE, Formação para Ministros da Presidência da Celebração da Palavra de Deus, material de divulgação da Campanha da Fraternidade 2019, retiro do clero da RENSE em julho e eventos previstos no calendário da Região Episcopal. Para aproveitar a ocasião da presença do clero da Região Esperança, esteve presente o padre Júlio César Amaral, vigário episcopal para a Ação Social e Política (VEASP) da Arquidiocese de BH. Ele falou sobre as principais atividades do VEASP para este ano e as iniciativa no âmbito social e político junto às comunidades paroquiais. 


Já no final da Assembleia todos receberam com alegria dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Dom Walmor destacou a importante participação dos padres em eventos como este e agradeceu o empenho de todos em suas realidades paroquiais. “Agradeço e reverencio o trabalho de cada padre, em cada paróquia, juntos aos leigos, diante do enfrentamento dos desafios e obstáculos encontrados na caminhada. Mesmo com sacrifício e luta, a presença de cada padre e diácono tem um valor enorme no trabalho evangelizador.” Finalizou.

(Informações/Fotos: Pascom RENSE)

 Mais fotos em: https://www.facebook.com/regiaoesperanca