Animadores de Circulos Bíblicos se reunem na RENSE para falar de João

No dia 11/07 (sábado) paroquianos da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança se reuniram na Sede da Cúria Regional para participarem do Encontro dos Animadores de Círculos Bíblicos, orientado por Paulo Sérgio Soares - assessor do Vicariato para a Ação Pastoral.

Na tarde de sábado, o assessor ministrou a Palestra “Discípulos(as) e missionários(as): O evangelho Segundo João”, com o lema “A vida que nasce do amor”, pois este ano, os textos de João serão trabalhos no Mês da Bíblia em todo o Brasil. “O Evangelho segundo João tem como objetivo claro apresentar sinais que fortalecem a fé em Jesus como Cristo (Messias) e filho de Deus, para que tenhamos a vida em seu nome. Essa vida nasce do amor tanto de Jesus pelos seus quanto dos discípulos entre si, permanecendo em Jesus”, explica Soares.

A proposta do encontro foi reforçar os círculos bíblicos como semente de vida em comunidade e até mesmo como eixo central das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), de modo que elas tenham a palavra de Deus como raiz forte em sua formação, unindo fé e vida. “Os círculos bíblicos são experiências fecundas de iluminação da vida sob a luz da palavra, através da oração, da reflexão e da ação missionária e transformadora.”, relata o assessor.

Durante o encontro houve uma exposição geral do Evangelho Segundo João e análise de alguns textos, onde os protagonistas são discípulos e discípulas missionários. Para Soares, trabalhar essa questão reforça o apelo do Papa Francisco para a transformação missionária da Igreja, ou seja, uma Igreja em saída.

Maria da Penha Cabral participava do Círculo Bíblico na Paróquia Jesus Missionário – Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) – do Núcleo Santo Antônio, onde os trabalhos estão avançados. Hoje, ela frequenta a Paróquia São João Batista (RENSE), da forania São João Batista e deseja consolidar o círculo bíblico nesta paróquia. Para ela, a missa é o começo de uma reflexão da vida, a partir da palavra de Deus. “Os círculos bíblicos são continuidade da missa do domingo, pois além de conhecer melhor a palavra de Deus, começamos a entender mais sobre como Jesus Cristo quer que pensemos e caminhemos em nossas vidas.”, relata Maria da Penha.

Para Maria do Carmo Zita Ferreira, Paróquia São Miguel Arcanjo, da Forania São Bosco, participar de encontros como estes, enriquece muito as pessoas. “A gente sempre cresce quando tem encontros assim. Tanto pessoalmente, quanto Espiritualmente. Ir às casas das pessoas para levar a palavra de Deus, quer dizer que a Igreja atua de forma missionária!”, defende Maria do Carmo.

Fotos aqui

Por Liliane Martins