Ir para página principal

Retiro na RENSE reúne centenas de catequistas

Cerca de 700 catequistas da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE) participaram de retiro no domingo, 02 de setembro, no Colégio Padre Eustáquio. Foram catequistas de batismo, primeira eucaristia, crisma, catequese de adultos, entre outros agentes de pastoral que também quiseram participar. A manhã começou movimentada e muito animada na acolhida aos catequistas, e em seguida a Comissão de Catequese, articulada junto ao padre José Roberto, deu início ao encontro que teve como tema: “Catequese: Experiência Mistagógica de Fé”. Quem assessorou o encontro foi dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que apresentou aos participantes uma reflexiva poesia de Mário Quintana:

Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
— muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,

não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições…
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma
…e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
um belo poema sempre leva a Deus!

Com essa reflexão poética, dom Mol reforçou que "integrar a poesia é tornar a catequese mais mistagógica, é se deixar orientar, se deixar levar quando cuidamos das coisas que nos possui: Deus". Com isso, existem quatro etapas da dinâmica da vida cristã. A primeira etapa é o entusiasmo com Jesus, o kerigma. A segunda etapa é a Catequese. A terceira etapa é a vivência sacramental, já a última é a mistagogia.

O retiro teve o encerramento por volta de 13h com a presença do Arcebispo Metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, que conduziu a celebração junto a dom Joaquim Mol, padre José Roberto, responsável por acompanha a catequese na RENSE, e Frei Adilson Corrêa, vigário episcopal para a Região Esperança.

(Informações/fotos: Valéria Val/Pascom RENSE)

Mais fotos em: https://www.facebook.com/regiaoesperanca/