Ir para página principal

Encontro das secretárias, secretários e atendentes paroquias

Temas como autoconhecimento, inteligência emocional e relacionamento com o fiel foram discutidos no Encontro das Secretárias, Secretários e Atendentes Paroquiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), na manhã dessa terça-feira, 26 de junho, no Convivium Emaús, bairro Dom Cabral/BH. Antes de iniciar a parte prática do encontro, os participantes ouviram breves palavras de dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar para a RENSE, que acolheu a todos e todas. Durante a conversa, ele ressaltou a importância do momento formativo, principalmente quando se tem a necessidade de realizar uma Igreja em Saída. Após a fala de dom Mol, o vigário episcopal, Frei Adilson Correa, destacou que o encontro é mais uma iniciativa necessária quando o assunto é o atendimento nas secretarias paroquiais. Além disso, ele relembrou que os secretários, secretárias e atendentes paroquiais devem ter em suas mesas o Documento 5, cuja temática é: "Cúria Metropolitana: normas, procedimentos e orientações". Devido a importância desse Documento, a RENSE disponibilizou um exemplar para todos que estavam presentes.

Já em um segundo momento, os participantes acolheram os assessores Diego Mendes (Coach Educacional), Administrador de Empresas e Especialista em Psicologia da Educação, e Satya Rocha, Psicóloga e Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os dois profissionais abordaram assuntos pertinentes ao trabalho de uma secretaria paroquial, abriram espaço para discutirem sobre trabalho em equipe, comunicação e criatividade na tomada de decisões, além de proporcionarem dinâmicas que colaboraram para a compreensão das personalidades de cada pessoa.

Ainda como parte do processo formativo, após a participação dos assessores, a secretária da RENSE, Mércia Neder, agradeceu a presença de cada um e cada uma, e partilhou assuntos importantes nos trabalhos diários das secretárias, secretários e atendentes paroquiais. Também, nesse momento, foi feita a apresentação dos Pastoralistas da Região Episcopal. Em seguida, todos acompanharam um breve momento de oração e finalizaram com uma confraternização.

(Fotos/informações: Janaína Gonçalves/Pascom RENSE)

Mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/regiaoesperanca/photos/?tab=album&album_id=2084391974966560