Ir para página principal

1º Encontro Regional de Música Litúrgica

O Concílio Vaticano II nos recorda a importantíssima função ritual da música na Liturgia e sua imprescindibilidade, ao dizer que “o canto sagrado, intimamente unido com o texto [bíblico e litúrgico], constitui parte necessária ou integrante da Liturgia” (SC 112). Todavia, é preciso se atentar para o alerta que os bispos do Brasil fizeram, ao dizerem que:

“Descamba-se para desvios preocupantes, que podem desvirtuar a experiência espiritual da comunidade cristã de várias maneiras: seja pelo exagerado individualismo, intimista e sentimentalista, muito ‘eu’ e muito ‘meu’, desvirtuando a dimensão comunitária da fé, numa busca de emoções que reduz a relação com Deus a mero jogo de sentimentos, sem a profundidade e a amplitude do compromisso cristão, sem a seriedade da fé como entrega confiante à vontade do Pai, em comunhão com os irmãos e irmãs, para a realização do seu Reino aqui e agora. (“A Música Litúrgica no Brasil”, nos 43-44, Estudo 79, CNBB. Grifo nosso.)

Preocupados com esta realidade que muitas vezes presenciamos, a Comissão de Liturgia da nossa Região Episcopal N.S. da Esperança promove o seu I ENCONTRO REGIONAL DE MÚSICA LITÚRGICA:

- Quando?

Sábado, 26 de maio, 8h - 17h

Domingo, 27 de maio, 8h - 12h

 

- Onde?

Auditório 30, PUC Minas, campus Cor. Eucarístico (R. Dom José Gaspar, portaria 3)

 

- Inscrições:

Na secretaria de cada paróquia, até o dia 20 de maio (após esta data, encerram-se as inscrições para a RENSE e abrem-se para a Arquidiocese, se restarem vagas)

 

- Investimento:

R$20,00 - Inclui café da manhã, lanche da tarde e material para os dois dias + o almoço de sábado

 

- Quem deve participar?

Ministros da Música (cantores, instrumentistas, salmistas, regentes, corais, etc.)

Pedimos que as inscrições dos participantes de sua paróquia sejam concentradas na respectiva secretaria paroquial, à qual será enviado um link para as inscrições online com as devidas instruções aos secretários e secretárias. Neste Ano Nacional do Laicato, como expressão de sua valorização e incentivo ministerial, solicitamos também sua generosidade para o custeio (total ou parcial) das inscrições.

Para esta formação, a Comissão de Liturgia convidou Arnaldo Temochko, especialista em Música Ritual pela FACCAMP – SP, que virá de Curitiba para assessorar o encontro. Mais informações sobre o assessor e a programação do evento, vide cartaz anexo a este e-mail, que também será entregue impresso para cada paróquia.