Clero da RENSE se reúne em Assembleia

Na manhã de quinta-feira, 15 de março, os presbíteros da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), se reuniram para a Assembleia do Clero, conduzida pelo bispo referencial para a RENSE, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e frei Adilson Corrêa, vigário episcopal.

O encontro começou com um breve momento de oração. Em seguida, após o momento de acolhida dos novos padres que integram as paróquias da Região, os participantes acompanharam uma apresentação de dois representantes do Vicariato Episcopal para a Ação Social (VEASP), eles falaram sobre um cadastro que será realizado sobre as obras sociais existentes na Arquidiocese de BH.

Após esse momento, houve uma breve palestra conduzida pela teóloga e professora Áurea Marin, que ressaltou aspectos importantes sobre os leigos e leigas na Igreja, iniciativas necessárias que intensificam o protagonismo no ano do laicato, e uma reflexão sobre o Ministério da Palavra. Os fundamentos para essa palestra foram articulados a partir do documento 105 da CNBB: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).

Em um segundo momento, já após o intervalo, os presbíteros se reuniram por forania, para responderem ao questionário enviado pelo Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral. O objetivo do questionário é analisar e destacar a importância da integração do laicato na vida eclesial reconhecendo e valorizando sua cidadania. Após a conclusão das respostas, houve partilha de cada forania a respeito do tema.

Entre tantos outros assuntos e demandas, também foi mencionada a Missa da Esperança deste ano, que deverá acontecer dia 09 de setembro (domingo), as 10h, na Forania São João Bosco.

Já ao final da Assembleia, esteve presente o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Ele destacou as atividades missionárias na Arquidiocese de BH e as finalizações da construção do Convívium Emaús, que, em suas palavras, “é um projeto desafiador, que terá a presença do povo, será um grande instrumento de evangelização”.

A Assembleia do Clero da RENSE teve fim com uma breve oração.

(Fotos/informações: Pascom RENSE)