Dom Walmor visita a sede da Legião de Maria em BH e abençoa o novo espaço construído

A tarde dessa quinta-feira, 17/08, foi muito especial para os participantes da Legião de Maria em Belo Horizonte, na companhia do Arcebispo Metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, que deu a bênção no espaço dedicado à Associação e no novo anexo construído no local.

Há anos presente no bairro Calafate/BH, Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, a sede da Legião de Maria em Minas Gerais realiza um importante trabalho de acolhimento. Além dos momentos de oração e de se espelharem nas virtudes de Nossa Senhora, os legionários (como são chamados os participantes) realizam visitas e assistência espiritual aos enfermos, visitas às famílias, idosos e pessoas marginalizadas. Outra iniciativa marcante é o trabalho de acolher pessoas do interior de Minas, que chegam à capital mineira para algum tipo de tratamento médico e possuem dificuldades para se manter, o que dom Walmor classificou como extremamente importante.

A presidente da Legião de Maria em Minas Gerais, Maria Helena Neri, destaca como é necessário ter uma estrutura física que atenda as demandas da Associação. “O intuito da sede da Legião de Maria é atender todo o Estado de Minas Gerais, quando há formações para os participantes. São reuniões, encontros, congressos e solenidades que necessitam de um acolhimento àqueles que vem à BH. Já a casa anexa, que estamos inaugurando, está, também, voltada para acolher os legionários para formação, porém, o objetivo maior e principal é receber aqueles legionários que vem para tratamento aqui em Belo Horizonte e não tem lugar para ficar. Costumamos dizer que todo esse espaço que temos hoje é um milagre de Deus, e lembramos sempre daquelas pessoas que nos ajudaram a construir esta casa, que doaram o que puderam para que este sonho se tornasse realidade.”

Outro importante colaborador é o padre José Geraldo de Sousa, pároco na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, na Arquidiocese de Belo Horizonte, e é Diretor Espiritual da Legião de Maria em Minas Gerais. Ele acredita que todo fruto que se colhe hoje é resultado de muito apoio durante anos. “A gente percebe que aqui há uma verdadeira partilha, porque foi com a contribuição de cada um que hoje resultou na construção desta casa. Aqui é um local de apoio, de acolhida. É, de certa forma, como um exército de irmandade que cuida uns dos outros. Aqui encontramos um Igreja em saída, em missão, pois um dos trabalhos é se preocupar com a pessoa necessitada, mesmo que ela esteja lá no interior do Estado, viabilizando uma possibilidade de acolhê-los ao chegarem aqui”.

Para quem não conhece, a Legião de Maria é uma Associação de católicos leigos, fundada na Irlanda, em 1921. Atualmente está presente em muitos países, e em Minas Gerais a sede está localizada à Avenida Guaratan, nº 1.037, no bairro Calafate (Casa Imaculata – Senatus). Informações: (31) 3334-0873 // www.legiaodemariabh.org.br

Informações/fotos: Janaína Gonçalves

Mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/regiaoesperanca/photos/?tab=album&album_id=1645692875503141