Ir para página principal

Encontro Regional de Catequese abordará a catequese na era digital

“A catequese na era digital” será o tema do Encontro Regional de Catequese, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento do regional, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, será realizado de 22 a 26 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

Em vista da preocupação com a geração da internet, a proposta do encontro é refletir sobre a evangelização e a educação da fé no ambiente digital, compreendendo a internet também como lugar para evangelização. Além disso, as possíveis e diversas contribuições das redes sociais na transmissão da fé e a midiatização da religião, com seu impacto na vivência espiritual, fazem parte das discussões previstas.

Na quinta-feira, 23, a jornalista e especialista nas áreas de Ciberteologia e Cibercultura, Aline Amaro da Silva, será assessora do tema “A catequese na era digital, a nova evangelização e geração net”. No dia 24, sexta-feira, a doutora em Comunicação e autora de livros nesta área, irmã Joana Puntel, irá tratar sobre “Midiatização da Religião” e “Redes Sociais e Catequese”.

Os outros dois dias, 25 e 26, serão dedicados a temas de atualização catequética. “As novas diretrizes e a catequese” será o abordado pelo professor e mestre em Teologia, Edward Guimarães, e a equipe de catequese do regional fará a apresentação do “Itinerário catequético”, publicado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.

O evento é voltado aos membros das equipes de coordenação diocesanas de catequese, alunos do Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) e pessoas com experiência catequética. A expectativa da Comissão do regional é reunir o maior número de lideranças da catequese das arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo a fim de promover uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da catequese na er/a digital.

Fonte: CNBB - Com informações da arquidiocese de Pouso Alegre (MG)