1º MUTICOM reúne comunicadores do Regional Leste II

O 1º Mutirão de Comunicação (Muticom) do Regional Leste II da CNBB reuniu nos dias 02 e 03 de junho mais de 100 pessoas, e contou com a presença de representantes de 19 (Arq)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. O evento aconteceu no auditório do prédio 43 da PUC Minas, bairro Coração Eucarístico/BH. No primeiro dia do evento esteve presente Dom Darci Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, hoje Arcebispo de Diamantina/MG. Com muito entusiasmo Dom Darci deu as boas-vindas aos participantes, e na companhia de dom Gil, presidente da Comissão para Comunicação do Regional Leste II/CNBB, declarou-se aberto o 1º Mutirão de Comunicação do Regional. Ainda na noite de abertura deu-se um espaço para mesa-redonda sobre comunicação na era do Papa Francisco, com a participação do Assessor de Comunicação da PUC Minas, professor Mozahir Salomão, e padre Antônio Camilo, da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Tendo como objetivo a formação para os agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) o encontro, em seu segundo dia, teve na programação palestras sobre os trabalhos de assessoria de imprensa e produção de materiais e conteúdos para divulgação, abordados pelo padre Rafael Vieira, assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de um empolgante bate-papo sobre crimes na internet com a delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Dra. Helen Sardenberg. Ainda na manhã de sábado os participantes receberam dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Reitor da PUC Minas e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Dom Mol falou sobre a importância da comunicação na Igreja e a necessidade de sermos comunicadores críticos, não alienados às mídias existentes. Que saibamos ter autenticidade no trabalho exercido no âmbito da comunicação na Igreja.

No sábado à tarde, em continuidade ao encontro, os participantes acompanharam as oficinas que foram ofertadas durante o período de inscrição do evento. Na oficina sobre fotografia o Muticom contou com a presença do fotógrafo André Fachetti, de Cachoeiro do Itapemirim/ES. Para falar e ensinar os principais aspectos sobre produção de textos a convidada foi Aline Ferreira, jornalista, trabalha na Arquidiocese de Belo Horizonte. Sobre Redes Sociais os convidados foram Marcus Tullius, coordenador da Comissão Episcopal para a Comunicação do Regional Leste II/CNBB e Davidson Avelino Damasceno, profissional de Marketing e membro da Coordenação da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Belo Horizonte. Já na oficina sobre Pastoral da Comunicação os convidados foram padre Antônio Camilo, da Arquidiocese de Juiz de Fora e Janaína Gonçalves, jornalista, membro da equipe de coordenação da Pascom da Arquidiocese de BH.

O Muticom teve fim com uma celebração eucarística na solenidade de Pentecostes, um momento único de ação de graças pelos dois dias de encontro.

Por Janaína Gonçalves (Pascom RENSE)

Fotos: Camilla Moreira (Observatório da Evangelização)

e Gustavo Zoi Alexandre (Pascom RENSE)