Secretários participam do II Encontro Regional promovido pela Rense

Durante a manhã do dia 30/06, os profissionais das secretarias paroquiais da Rense se reuniam na Cúria Regional para um momento de reflexão e partilha, durante o II ENCONTRO REGIONAL DAS SECRETÁRIAS - RENSE, promovido pela secretária regional Mércia Neder. Na oportunidade, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol destacou três pontos de atenção que os secretários precisam ter: as pessoas que procuram as secretarias, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail, com o padre e o ambiente. “Para muita gente o único lugar que lhes restam na vida é a igreja. É preciso ter uma paciência infinita para acolher as pessoas desde o momento que chegam até a hora que saem. Esse acolhimento se dá pela palavra bem dita, por uma orientação bem dada, ou simplesmente pela postura de ser um ouvinte. Somente assim, conseguiremos promover verdadeiramente uma experiência de fé na vida das pessoas e na de vocês também”.

Na companhia da psicóloga da Mitra Arquidiocesana Ana Lúcia Marçolla, os participantes trocaram suas experiências e até se emocionaram ao escutar alguns relatos dos colegas de trabalho, durante a palestra “Acolhimento e Escuta na Construção da Fraternidade”. De acordo com Ana Lúcia, “Vocês poderiam ter relatado qualquer história, mas as relatadas aqui, tocaram o coração de alguma forma. Em nenhum dos relatos que ouvimos foram destacadas as posses das pessoas: carros, joias, dinheiro, doutorado, outros. Mas sim, os atos humano: os gestos, palavras, a história dela. É por isso que marcou vocês”. Para Iris Leal ,secretária da paróquia São João Bosco da forania São João Bosco, “O trabalho de uma secretária é de muita escuta. Muitas vezes somos psicólogas também, pois as pessoas buscam em nós acolhimento e ouvido para ouvi-las”.

Após o café, a equipe de comunicação da arquidiocese presentou cada participante com a publicação Arquidiocese em Movimento - Ações socioeducacionais, Políticas e Culturais da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na oportunidade, conheceram mais sobre Pastoral da Comunicação (Pascom) e importância do papel do secretário no processo de comunicação.

Em sua mensagem reflexiva, o vigário episcopal, Frei Adilson Corrêa, ofm, destaca o diálogo como a melhor forma de acolhimento. “Só conseguiremos evangelizar se tivermos uma postura diferente, principalmente das pessoas que estão nervosas. Por isso, precisamos conhecer bem as pessoas que nos procuram e sentir como elas agem e propor sempre o diálogo para conseguir ajudá-las”, finalizou. Ao final do encontro, os participantes formaram uma Comissão Regional de Secretários Paroquiais - RENSE, com representantes de cada forania para fortalecerem a comunicação e o vínculo entre as paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Esperança:

- RENSE: Mércia
- FORANIA SÃO FRANCISCO CHAGAS: Sonia e Rejane