RENSE se reúne para orientações na elaboração do Plano Pastoral Paroquial

Na tarde de sábado, 26/11, a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE) realizou um encontro para orientações na elaboração do Plano Pastoral Paroquial do próximo quadriênio (2017-2020), aconteceu na Cúria Regional, bairro Caiçara/BH. O encontro foi dirigido por dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo referencial para a RENSE, na companhia de Frei Adilson Corrêa, vigário episcopal. Também estiveram presentes párocos e representantes das paróquias, esses representantes foram escolhidos no início do processo da V Assembleia do Povo de Deus (APD).

No início todos os participantes acompanharam a leitura das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte. Essas Diretrizes apresentam prioridades nas seguintes temáticas: Rede de Comunidades / Opção preferencial pelos pobres / Igreja da acolhida / Fé, Política e Cidadania / Família / Protagonismo dos leigos e leigas / Opção preferencial pelas juventudes / Formação integral e permanente / Catequese / Comunicação e Cultura.

Em seguida, dom Mol explicou cuidadosamente como as paróquias deverão proceder ao elaborar o Plano Pastoral para os anos 2017 a 2020, considerando as seguintes orientações:

-Cada Paróquia escolha uma (ou mais) prioridade considerando sua realidade e o apelo à missionariedade ("Igreja em saída");

-Desenvolva, detalhadamente, a prioridade definindo metas para o quadriênio 2017-2020, considerando para cada uma delas: O quê? / Quem? / Quando? / Onde? / 1º Responsável

-A Paróquia não descuide dos outros Compromissos assumidos na V APD. -Definir prazo de entrega do Plano Paroquial à Região Episcopal.

-FORANIA: Depois da definição do Plano de cada Paróquia, a Forania toma conhecimento e define como conduzir a partilha das prioridades escolhidas. Busque-se eleger as melhores práticas dentre as prioridades escolhidas. Organizem-se os encontros de partilha.

-REGIÃO EPISCOPAL: Orientar cada Paróquia por meios das Foranias para que elaborem seu Plano Pastoral segundo as indicações. Subsidiar os vigários forâneos na perspectiva de sua função de promotores da partilha missionária. Garantir que os 10 Compromissos sejam viabilizados no quadriênio 2017-2020 no conjunto da Região Episcopal. Planejar e realizar a formação dos agentes de pastoral.

Ao finalizar o encontro, antes de seguirem para uma breve confraternização, dom Mol e frei Adilson agradeceram a presença de todos e reiteraram que o Plano Pastoral deve ser entregue à Região Episcopal até o dia 20/03/2017.

(Mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/Regi%C3%A3o-Episcopal-Nossa-Senhora-da-Esperan%C3%A7a-711877162218055/photos/?tab=album&album_id=1269847266421039)

Informações/Fotos: Janaína Gonçalves – PASCOM RENSE