Ir para página principal

Assembleia do Clero da RENSE destacou a 5ª APD

Momentos decisivos a caminho do fim! Essa foi uma das reflexões referente aos processos da 5ª APD na manhã dessa quinta-feira, 15/09, na Assembleia do Clero da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança. O encontro teve a presença do Arcebispo Metropolitano dom Walmor de Oliveira de Azevedo, que destacou este momento importante da 5ª Assembleia do Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte. Comentou também sobre a proposta de trabalhos mais significativos no âmbito missionário e a participação dos presbíteros nessas ações da Igreja. 

A Assembleia foi conduzida pelo bispo referencial para a RENSE, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e por Frei Adilson, vigário episcopal da Região. 
Com uma acolhida da paróquia Maria, Serva do Senhor, no bairro Alípio de Melo, o encontro deu início com um breve momento celebrativo. Em seguida os presbíteros tiveram a presença de um membro do Vicariato Episcopal para a Ação Social para falar sobre processos de apadrinhamento de crianças, adolescentes e suas famílias. 

Logo após, os padres fizeram uma breve partilha sobre o retiro do clero, que aconteceu em julho deste ano, colocando em questão o tema, local e assessores. 

Ainda nesse instante de diálogo, a pauta da Assembleia foi tomada pelo assunto mais destacado: 5ª APD. Os padres ali presentes avaliaram brevemente os resultados dos processos em nível de forania e Região Episcopal. Para assessorar esse momento foi convidado o padre Manoel Godoy, professor da PUC Minas, que acompanha de perto os processos da APD na Arquidiocese de BH. Ele apresentou um resultado parcial dos questionários respondidos, as principais demandas percebidas e o que é possível e necessário repensar nas dimensões evangelizadoras da Igreja.

Após essa apresentação outros assuntos importantes também foram tratados, como, por exemplo, resultados da organização da Missa da Esperança realizada no dia 10 de setembro, no Santuário da Saúde e da Paz. 

Houve ainda, nos minutos finais, a indicação de nome para representante dos presbíteros da RENSE, tendo recebido o maior número de votos o padre Joel Maria, e também aconteceu a indicação dos cinco nomes para vigário episcopal no próximo quadriênio.

O fim da Assembleia foi marcada por uma breve oração feita por dom Walmor, que em seguida confraternizou com os presbíteros em um almoço.

Confira a matéria sobre a Assembleia: https://www.youtube.com/watch?v=BzlXa9zU_qY&feature=youtu.be

(Texto/fotos: Janaína Gonçalves)

(Mais fotos em: https://www.facebook.com/Regi%C3%A3o-Episcopal-Nossa-Senhora-da-Esperan%C3%A7a-711877162218055/photos/?tab=album&album_id=1189299537809146)