Ir para página principal

Pascom Nacional: abertura do encontro reúne centenas de comunicadores

Na noite dessa quinta-feira, dia 14 de julho, aconteceu a abertura do 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM), na cidade de Aparecida, em São Paulo. O evento, que conta com aproximadamente 900 participantes, acontece no Centro de Eventos do Santuário de Aparecida, até o dia 17 de julho.

Para dar início ao encontro, após um breve momento de oração e reflexão, Dom Darci José Nicioli, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, ressaltou a importância de aprofundar sobre o tema do encontro: Comunicação e Liturgia. Ele recordou palavras do Papa Francisco que elucidam a esperança e a alegria nos trabalhos e desafios pastorais da Igreja, sobretudo, a missão de comunicar e evangelizar.

Na sequência, foi o momento da conferência dirigida por Frei José Ariovaldo da Silva, OFM, doutor em Liturgia e professor no Instituto Franciscano de Petrópolis/RJ. Frei Ariovaldo abordou o tema Comunicação e Celebração Litúrgica, destacou aspectos que se relacionam à liturgia e suas formas de se comunicar em celebrações, a sinergia existente entre comungar e comunicar.

O 5º Encontro Nacional da Pascom continua nesta sexta-feira com programação durante todo o dia.