O Amor na Família foi tema de Formação para os(as) secretários(as) paroquiais da RENSE

A manhã desta terça-feira, 28 de junho, foi marcada por um encontro fecundo com os secretários (as) paroquiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), cujo tema foi o amor na família, tendo como foco a Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco.

O encontro, que aconteceu na Cúria Regional, bairro Caiçara/BH, deu início com uma oração dirigida por Frei Adilson Corrêa, vigário episcopal da RENSE, e em seguida dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo referencial para a RENSE, falou sobre a importância desse momento formativo, pois, a secretaria paroquial de uma Igreja se tornou um lugar especial nas comunidades de fé: “O secretário e a secretária paroquial não exerce uma função qualquer, eles exercem um ministério. Eles acolhem, evangelizam, praticam a bondade, a misericórdia e resolvem inúmeros problemas. Eles estão em um lugar estratégico e especial dentro da Igreja. Por isso, é preciso se preparar melhor, e a cada dia cultivar a espiritualidade.”

Após a fala de dom Joaquim Mol os participantes receberam o livro com a Exortação Apostólica, o que complementou a explicação do palestrante convidado, Frei Oton da Silva Araújo Júnior, da Ordem dos Frades Menores, Doutor em Teologia Moral. Frei Oton fez uma breve reflexão sobre os capítulos da Exortação, mencionou sobre as famílias na contemporaneidade e a relação que os secretários (as) paroquiais exercem com essas famílias em geral, seja na paróquia, em casa, nas ruas, na Igreja e em diversos momentos.

Em seguida os participantes ouviram a fala de Felipe Magalhães, do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, sobre o andamento da 5ª APD (Assembleia do Povo de Deus) no decorrer deste ano, nas Foranias e nas Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele ressaltou, ainda, a importância deste momento avaliativo, pois, é uma oportunidade que todos tem para propor um novo caminho.

No fim, Frei Adilson Corrêa fez uma oração e todos que estavam presentes participaram de um momento de confraternização.

(Por Janaína Gonçalves/Pascom RENSE)

Mais fotos em: https://www.facebook.com/Regi%C3%A3o-Episcopal-Nossa-Senhora-da-Esperan%C3%A7a-711877162218055/