Ir para página principal

Paróquias da RENSE realizam Assembleia Paroquial - V APD

Paróquia Santo Cura Dars

 

Com um público formado em sua maioria por pessoas mais experientes  e em grande parte delas por mulheres, a Assembleia Paroquial na ótica da 5ª APD – Assembleia do Povo de Deus, na paróquia Santo Cura D’ars, Forania São José do Calafate, Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, ocorreu cumprindo a data sugerida pela Arquidiocese de Belo Horizonte, 04 de junho de 2016. A paróquia conta com uma estrutura física adequada e está localizada numa área de classe média alta.

 

O pároco responsável pela paróquia, padre Joel Maria, deu início à reunião relatando as dificuldades em reunir os fiéis para práticas sociais. Segundo ele: “O povo só quer missa.” Ele questiona também as dificuldades para a promoção de eventos como o da Assembleia e afirma que os paroquianos não devem se contentar com a linha pastoralista de manutenção, mas se unir em prol de uma pastoral da renovação.

 

A discussão começou pelo entendimento e interpretação dos três eixos a serem articulados, a Espiritualidade Encarnada, a Renovação da Vida Comunitária e a Inserção Social. No decorrer do processo foram relatadas algumas dificuldades e indagações encontradas pelo Padre Joel, como:

 

“A concentração de energia dos fiéis é apenas na missa e na comunhão e se esquecem da palavra de Deus.”

“Só a missa muda a minha vida e a do outro?

 

Foram presenciados vários questionamentos sobre as atuações, não só da instituição Igreja, mas uma leitura da importância dos leigos para a construção espiritual e social da igreja.

 

Ao pensar a espiritualidade encarnada, notou-se que essa é a maior área de atuação do público local, foi o item mais discutido e com maior número de possiblidades de atuação. Atrair a juventude para a igreja e pensar formas para que eles sejam sujeitos das ações religiosas e sociais foi um tema que percorreu todos os eixos discutidos. A diversidade foi pautada e apoiada por todos os presentes. “A igreja tem como função acolher a todos, não julgar”, foi o item chave para uma renovação da vida comunitária. Quando se pensa a Inserção Social, destacou-se a observação a seguir: “A igreja ainda não é para os pobres.” 

 

Tratando-se de uma comunidade de classe média alta notou-se um comodismo perante as ações sociais e ao desafio do desconhecido ao lado. O que, de alguma forma, levou às decisões de preservar e melhorar os projetos já existentes do que criar novas demandas.

 

A dinâmica elaborada para se pensar os eixos do Plano Pastoral, foi reunir em grupos. Foram divididos 4 grupos de oito pessoas e cada grupo era responsável por elaborar três sugestões de atuação em cada eixo. Em seguida, cada representante do grupo descreveu suas propostas e as três mais votadas entraram para o documento a ser entregue à Forania a qual a paróquia pertence. Em meio a votação, os participantes tiveram liberdade de questionar e/ou mostrar seu apoio às propostas sugeridas. Com um final bem democrático e aberto à discussão cada membro foi convidado a votar no representante que levará as decisões locais para os outros processos da Assembleia do Povo de Deus.

 

O evento ocorrido na paróquia Santo Cura D’ars teve um saldo positivo, as decisões foram tomadas de forma democrática visando o bem comum e as reais possibilidades da comunidade leiga. 

(Por Camilla Moreira / Observatório da Evangelização da Arquidiocese de BH/PUC Minas)

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Aconteceu no dia 4 de junho de 2016, Assembleia Paroquial na paróquia Nossa Senhora de Lourdes/Forania São Dimas/RENSE, sob a luz da 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS "Igreja missionária, servidora da Palavra".

"Povo reunido em assembleia, tua palavra arde em nosso coração, "Sair ao mundo" é o compromisso, da igreja viva, em estado de missão" (Hino da 5ª APD). 
Confira as fotos! (Pascom)

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Vivendo a 5ª Assembleia do Povo de Deus, a paróquia Santo Antônio Maria Claret, forania São João Bosco/RENSE, realizou ontem, dia 06 de junho, a Assembleia Paroquial em que, após Acolhida e Oração Inicial, foi apresentado o Vídeo da 5ª APD e o Texto-Base que motivou a todos, como comunidade paroquial, a se situar no momento vivido.

Após discussão e trabalhos em grupos foram indicadas prioridades pastorais, para cada dimensão evangelizadora: espiritualidade encarnada e de comunhão, renovação da vida comunitária e inserção social. Este processo de discernimento pastoral foi extremamente construtivo.
A oportunidade também foi para ouvir o Hino da 5ª APD.

Em Plenária, os trabalhos foram apresentados para o relatório a ser enviado à Forania e os representantes paroquiais foram selecionados.

O encontro foi conduzido pelo Pároco Pe. Ivanil Alves, CMF, e pelo Vigário Pe. Wagner Sobrinho, CMF.

A Assembleia foi concluída com a uma oração levando no coração, mais uma vez, o sentido e a alegria de ser igreja missionária.

 

(Fotos/informações: Wagner Sobrinho e Suriana Pereira - PASCOM)

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A Paróquia Santa Clara da Piedade, no bairro Caiçara, forania São Francisco das Chagas, realizou na tarde desse domingo, 05/06, sua Assembleia Paroquial.

Cerca de 80 pessoas participaram desse momento importante a partir da organização do pároco, Pe. Paulo Arrighi Franco, junto à Equipe de Dinamização para a APD, composta por oito leigos. Padre Paulo  introduziu a assembleia com intensa espiritualidade, convidando cada pessoa para fazer "um profundo mergulho na realidade da Família Santa Clara da Piedade".  

 

Com momentos de formação, debate em grupos e plenária, os participantes experimentaram o "ser-Igreja" na essência. Todos tiveram a oportunidade de colaborar a partir de reflexões, perguntas e colocação de propostas para um novo rumo das Comunidades de Fé, na Paróquia. 

 

Em tudo, permaneceram a alegria e o clima fraterno, como expressa o versinho muito cantado: "Eu sou feliz na Comunidade. Na Comunidade, eu sou feliz!" 

(Informações / Fotos: Pascom Santa Clara da Piedade)