V APD: RENSE realiza primeira reunião com a Comissão Ampliada

Nesse sábado, 27, a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança realizou a primeira reunião com a Comissão Ampliada, em preparação para a V Assembleia do Povo de Deus (APD), conforme orientação da Arquidiocese de Belo Horizonte. O encontro foi presidido pelo vigário episcopal Frei Adilson, tendo a presença de um representante por paróquia da Região e seus respectivos párocos. Um breve momento de oração deu início à reunião. Em seguida, todos assistiram um vídeo motivador do Arcebispo Metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, e também, um vídeo inspirador encaminhado por dom Joaquim Giovani Mol, bispo referencial para a RENSE. Logo depois, frei Adilson explicou sobre as demandas e o direcionamento da V APD através do Guia e da Carta Pastoral. Para fechar o encontro, a Comissão recebeu dicas práticas e objetivas para realizar uma avaliação do Plano Pastoral vigente, procedimento que vai fazer parte do processo da V APD.

A V Assembleia do Povo de Deus é a oportunidade que a Igreja tem para refletir sobre todo o caminho percorrido pela Arquidiocese, ao longo da sua história, sobretudo, a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora (2013 - 2016), a fim de que todos possam, com o olhar crítico da fé, prosseguir dialogando com as realidades do mundo atual, para qualificar a ação pastoral, frente à essas realidades. Avaliando o caminho percorrido, é possível discernir sobre quais passos mais é possível dar, sempre animados e inspirados pelo Espírito Santo, e à luz da Palavra de Deus.

(Fotos: Janaína Gonçalves / Pascom RENSE)